Quando a massagem é indicada e quando não é.


A massagem pode ser considerada um dos tratamentos complementares com maiores resultados benéficos, tanto para saúde física como para mente, o shiatsu, por exemplo, é uma das técnicas mais populares no mundo, conhecida por seu padrão de pressão em uma área de dor e seu alívio após uso dessa técnica, e como é uma técnica que utiliza os mesmos pontos da acupuntura, trás resultados muito efetivos. Os benefícios das técnicas de massagem vão do complemento nos tratamentos de saúde, quanto nos casos de bem estar, alcançando ótimos resultados até para o cérebro, por estimular frequências de relaxamento e recuperação celular. Uma boa avaliação da melhor técnica pode ajudar a aliviar a dor, reduzir a inflamação, melhorar a circulação sanguínea, o fluxo de energia (QI) e combater o estresse. No entanto, as massagens nem sempre são indicadas ou benéficas. Há alguns casos em que a massagem terapêutica é contraindicada e pode piorar a situação de quem a recebe.

Quando a massagem é indicada

A massagem é benéfica e é indicada para se alcançar diferentes objetivos. Abaixo, listamos alguns deles:

Combater a insônia

A massagem é uma importante aliada para as pessoas que sobre de insônia, uma vez que ela pode reduzir o nível de estresse, favorecendo a liberação de hormônios, como a melatonina e a serotonina, além de promover que a musculatura corporal fique mais relaxada.

Temos uma matéria sobre este assunto. Clique aqui para saber mais.

Aumentar o nível de concentração

Há indicações de massagem para ajudar a melhorar o nível de concentração. Isto é possível porque, para além de nos fazer sentir mais calmos e menos estressados, reduz os níveis de cortisol (o hormônio do estresse).

Além disso, massagem é como meditar: conforme a matéria que escrevemos em janeiro de 2021.

Combater o estresse

O estresse é o grande vilão da vida moderna. Conforme dito anteriormente, a massagem reduz os níveis de cortisol, favorecendo o relaxamento mental e corporal.

Técnicas como a massagem relaxante ajuda a aliviar a tensão através do deslizamento nas musculaturas, sendo uma forte aliada contra este vilão.

Acelerar a recuperação muscular

Há fortes indicações da massagem para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, o que é especialmente útil após uma atividade física intensa. Também relaxa os músculos, tendões e também a fáscia (liberação miofascial), acelerando assim a recuperação muscular.

Melhorar o desempenho físico

Quando nos sentimos estressados ou ansiosos, os nossos músculos ficam tensos e não funcionam tão bem. A massagem ajuda a reduzir a ansiedade, desencadeando uma resposta de relaxamento que pode melhorar o desempenho físico através da redução da fadiga e da dor. E também por melhorar a consciência corporal, além da resposta muscular no processo de contração e relaxamento durante os movimentos.

Reduzir a dores

A terapia através da massagem é amplamente utilizada para reduzir os níveis de dor. De modo que pode aliviar dores na coluna, músculos, artrites, bursite e até enxaquecas.

Aumentar a imunidade

A massagem também pode ajudar a prevenir doenças melhorando o sistema imunológico. Isto é possível porque ela favorece o aumento da corrente sanguínea, o que permite uma melhor distribuição dos nutrientes em todo o corpo. E também por melhorar o fluxo de energia da pessoa, pois na medicina oriental, nosso QI nos proteje dos fatores patogênicos externos.

Aumentar a sensação de felicidade

Estudos têm revelado que as massagens promovem a liberação de endorfinas, e ocitocina reduzindo a ansiedade e a depressão.

Quando a massagem é contraindicada

Apesar dos inúmeros benefícios, há contraindicações da massagem que pode piorar o quadro clínico da pessoa que a recebe.

Mulheres grávidas (até 3 meses)

Nos três primeiros meses, a massagem não é recomendada, pois, segundo a medicina tradicional chinesa (MTC), é um período que o corpo está priorizando a formação inicial do feto. Caso não haja complicações na gravidez, após o terceiro mês a massagem é recomendada para mulheres grávidas para melhorar a circulação sanguínea e promover a sensação de bem estar, porém, é fundamental que comunique o massoterapeuta para a utilização de técnicas mais específicas.

Osteoporose e osteopenia

A massagem pode levar a fraturas ósseas se for aplicada pressão excessiva em casos de pessoas com osteoporose e osteopenia devido à fragilidade óssea.

Câncer em metástase

A massagem é contraindicada em pessoas com cancro, porque pode levar à propagação de tumores. No entanto, se estiver em remissão e não houver metástases, as sessões de massagem terapêutica podem ser benéficas para ajudar a reduzir a dor e promover o relaxamento.

Doença infecciosa

Caso a pessoa tenha alguma infecção, a massagem deve ser evitada porque pode causar a propagação da doença.

Cirurgia recente

Uma sessão, mesmo que de massagem relaxante, após uma cirurgia recente não é aconselhável devido ao alto risco de hemorragia por conta da pressão aplicada.

Lesão e fraturas

A massoterapia não deve ser utilizada para aliviar a dor na presença de uma lesão grave, a não ser que haja uma autorização médica para tal.

Doença de pele

Caso a pessoa que recebe massagem terapêutica tiver uma doença de pele, tal como dermatite ou psoríase, é aconselhável consultar um médico especialista antes de fazer massagem, pois, dependendo do tipo de técnica, ela pode não ser indicada, pois a fricção da pele com a mão do profissional pode agravar o quadro da pessoa.

Epilepsia

Há contraindicações de massagem para pessoas com epilepsia, porque a pessoa pode sofrer uma convulsão devido a alterações na pressão sanguínea.

Problemas no coração

As massagens podem causar problemas se forem feitas em alguém que tenha doenças cardíacas e esteja a tomar medicamentos para elas. Nesses casos, procurar sempre a autorização do médico antes de fazer sessões de massagem terapêutica.

Resumindo

É inquestionável a quantidade de benefícios que a massagem pode trazer, refletindo em uma melhor qualidade de vida, sensação de bem estar, redução de dores musculares e um melhor funcionamento do corpo. Porém, é muito importante que se dê atenção aos casos de contraindicações para que você não tenha um resultado desagradável.

Dica extra

No geral, quanto mais informação os profissionais de massagem tiverem, mais personalizado será o seu atendimento. Por isso, sugerimos sempre comunicar o profissional quais são suas queixas e expectativas com a sessão, informando:

  • O motivo das dores musculares;
  • O tempo de gravidez;
  • Qual é a área do incômodo;
  • Qual é o seu objetivo com a massagem;
  • Quais é o tipo de massagem que mais gosta.

Nós já publicamos uma matéria com o título “Os benefícios do Shiatsu para a saúde”. Clique aqui para saber mais.