O QUE É?
É uma massagem terapêutica realizada a partir da união e composição das técnicas orientais: Shiatsu e Anmá, as manobras aplicadas com toques suaves e firmes principalmente nas costas, ombros, braços, mãos, cabeça e pescoço, servem para proporcionar a melhoria na circulação sanguínea e energética, alívio de tensão, dores musculares e stress psicológico.
Por ser uma massagem rápida, é especialmente voltada para as pessoas que não disponibilizam de muito tempo para receber uma massagem mais demorada. É ótima em termos de custo-benefício e indicada para resultados imediatos do combate ao stress, relaxamento muscular e alívio das tensões diárias.
COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO?
A massagem é realizada em uma cadeira projetada ergonomicamente para esta finalidade, a mesma é devidamente higienizada. O cliente fica sentado e possui a opção de escutar música relaxante durante a sessão, a qual tem duração entre 15 a 35 minutos, tempo suficiente para que o corpo sinta os benefícios da massagem.
Os massoterapeutas utilizam movimentos que são realizados pela pressão com os polegares, mãos, cotovelo e antebraço. A massagem proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento, pois age nos pontos centrais da musculatura do das costas, ombros e pescoço, as quais são possuem maiores contrações e tensões musculares durante o dia a dia.
VENHA EXPERIMENTAR EM UMA DE NOSSAS UNIDADES! (clique aqui)
PARA QUE É INDICADA?
- Diminuir o stress;
- Liberar endorfina no organismo;
- Pausa e relaxamento durante a jornada de trabalho;
- Diminuir a fadiga e melhorar a disposição;
- Combater a insônia;
- Combater estados depressivos;
- Proporcionar alívio muscular;
- Proporcionar alívio em quadros de dores de cabeça e enxaqueca.
QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES?
Recomenda-se que pessoas com casos de pressão alta ou baixa, não receba a massagem antes de 40 minutos após ter feito uma refeição.
Existem outros cuidados que devem ser respeitados antes de uma sessão de quick-massage, sendo as seguintes contraindicações:
- Doenças infectocontagiosas
Não receber a massagem devido ao risco de acelerar a expansão da moléstia via circulação sanguínea. Na fase de recuperação, após a alta médica, a massagem poderá ser aplicada.
- Reumatismo/Artrite aguda
Não receber massagem, pois pode ocorrer inflamação do sistema circulatório e consequente formação de tromboses. Usar compressas quentes nas articulações após saída da fase aguda. Na fase aguda da artrite, as articulações devem estar em repouso.
- Paciente em repouso absoluto
É contraindicado, pois pacientes nessas condições podem apresentar problemas cardíacos e pulmonares, podendo a massagem agravar este quadro clínico.
- Hemofilia
Pacientes com hemofilia apresentam vasos com baixa resistência, podendo a massagem provocar uma hemorragia, uma vez que nestes pacientes o sistema de fibrilação sanguínea é deficiente.
- Ferimentos graves
Se o ferimento for externo, a massagem será aplicada somente com deslizamento suave ao redor da lesão. Se o ferimento for interno, como fratura, distensão muscular, hemorragia interna, lesão muscular e tendínea, evitar receber a massagem.
- Estado febril
Quando a febre for alta, evitar massagear. Pessoas resfriadas podem receber massagem.
- Tuberculose/Sífilis
Idem item 1, além de apresentar riscos ao terapeuta.
- Câncer
A massagem pode acelerar a expansão das células afetadas, através da circulação, para outras regiões.
- Cicatrizes/Queimaduras recentes
A massagem será plicada com deslizamento suave ao redor da lesão.
- Eczema
Contraindicado apenas na região afetada.
- Gestante
Até o terceiro mês de gravidez a massagem não deve ser feita na região lombar e nas regiões mediais dos membros inferiores. Após este período a massagem pode ser aplicada, cuidadosamente, evitando-se regiões como tendão calcâneo e regiões mediais dos membros inferiores.
- Pressão arterial alta e baixa
Pode-se receber a massagem, mesmo quando tender à alta, com movimentos profundos e lentos, objetivando-se assim a sedação. Quando a pressão tender à baixa, movimentos superficiais e rápidos, objetivando-se assim a tonificação.