Como as massagens podem ajudar as pessoas com insônia: Quais são os tipos de massagens e como elas agem no corpo.


A insônia é um problema comum, afetando até 73 milhões de brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira do Sono. Pode ter muitas causas, tais como estresse, depressão, desnutrição, hipertensão, ou dor e incômodos, mas muitas vezes ela acontece devido apenas à maus hábitos como ver televisão, mexer no celular, beber café ou comer antes de dormir. Massagens podem ajudar muito a melhorar a qualidade do sono e devem ser consideradas como aliadas para aqueles que sofrem com a insônia.

As causas da insônia

A insônia é apenas o sintoma. Várias podem ser a sua causa. Entre elas, podemos destacar as seguintes:

Estresse

O estresse, seja por causa da pressão no trabalho, da vida social ou de problema familiar, é um dos principais fatores que levam à insônia, porque geralmente causa ansiedade e inquietação física e mental.

Depressão

A depressão é também uma causa de insônia, uma vez que causa tristeza, ansiedade, agitação mental e irritabilidade, afetando bons hábitos, causando uma falta de rotina em dormir nos horários mais indicados.

Dores e desconfortos

Ter o corpo com dores ou desconfortos, seja muscular ou em algum órgão, pode afetar a qualidade do sono, pois, muitas vezes, alguma posição específica acaba acentuando a dor, despertando do sono, ou até mesmo atrapalhando achar uma posição mais confortável em que consiga dormir.

Maus hábitos

Há muitas pessoas que cultivam hábitos ruins que podem fazer diminuir a vontade de dormir. Então, quem sofre com insônia deve planejar os minutos e até as horas que antecedem o sono. Deve tentar evitar de

·        Assistir televisão;

·        Mexer no celular;

·        Refeições pesadas;

·        Tomar café ou qualquer outro alimento que acelere o metabolismo.

Algumas vezes, não são apenas os hábitos dos minutos antes de dormir que precisam de atenção, mas a falta de rotina e ritos que são importantes para avisar a sua cabeça que está na hora de descansar.

A massagem para quem tem insônia

Seja com o relaxamento do corpo ou estimulando os meridianos, as massagens podem ser um poderoso aliado para aqueles que não conseguem dormir.

Antes de decidir qual é a melhor técnica, é importante entender qual é a causa da falta de sono. Por isso, é fundamental que o massoterapeuta converse com paciente antes e durante a sessão. O mais importante é combinar a massagem certa para o caso específico de cada pessoa, potencializando os resultados, a fim de desfrutar de uma noite de sono com qualidade e grandes benefícios para a sua saúde.

Entenda como é o comportamento das ondas cerebrais durante uma sessão de massagem clicando aqui.

Massagem relaxante

Esta técnica favorece a produção de melatonina, um hormônio responsável pela melhoria da qualidade do sono que também é conhecida por ajudar a reduzir o nível de estresse e a ansiedade, os movimentos com creme deslizando sobre o músculo geram um realinhamento e o alongamento das fibras, levando essas informações ao cérebro, e reprogramando o corpo a manter da forma como está sendo estimulado.

Além disso, há um aumento no nível de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, a memória e o sono.

Shiatsu

Esta técnica busca estimular os pontos dos meridianos para equilibrar o fluxo de energia no corpo por meio da pressão dos dedos. Ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade, bem como a insônia causada por depressão ou dores, pois também pode estimular o aumento no nível da serotonina e da melatonina, assim como qualquer outra massagem corporal. (Conheça alguns benefícios do Shiatsu clicando aqui)

A dificuldade para dormir pode estar ligada à estagnação energética, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Desta forma, para dormir melhor, é fundamental que deixe a energia fluir livremente, acessando, por exemplo, os vasos (meridianos) “governador” e “concepção”, grandes auxiliadores para nossas energias Yin e Yang, o equilíbrio dessas duas forças opostas favorecem o bom funcionamento do corpo e mente.

Reflexologia Podal

A famosa massagem nos pés também tem efeitos terapêuticos sobre o corpo. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea, ajudando, também, no relaxamento, além de estimular e tratar todo o organismo que é acessado através da pressão de pontos reflexos nos pés. Inclusive há um ponto no calcanhar que reflete diretamente na saúde do sono segundo a MTC.

O dedão do pé (o halux) representa a cabeça nesta técnica. Massagear este local alivia a tensão mental e proporciona a sensação de bem estar, podendo fazer a pessoa dormir melhor com um tratamento periódico.

Confira algumas dicas de como fazer massagem nos pés clicando aqui.

Escalda pés

Um escalda pés realizado antes de se deitar é um bom complemento para proporcionar o relaxamento, pela MTC dos seis principais meridianos que estão localizados nos pés, metade deles, tem o trajeto completo por nosso corpo, interligando os pés à cabeça. Conforme a teoria da dualidade das energias Yang (quente) e Yin (fria), o escalda pés contribui para a distribuição e equilíbrio dessas energias.

A região dos pés possui predominantemente a energia Yin (fria), a água morna do escalda pés irá aquecer a região e harmonizar a energia Yang (quente) que normalmente está mais concentrada na cabeça. Proporcionando assim relaxamento e maior possibilidade de um sono de qualidade.

Auriculoterapia

Por ser uma técnica que estimula pontos reflexos pela orelha, pode acessar todo o corpo da pessoa, não só físico, mas também o emocional e biológico. Para uma maior qualidade do sono, há até dois pontos chamados “sono profundo” e “distúrbio do sono” que complementam qualquer sessão de massagem para potencializar os benefícios para dormir melhor.

Outras técnicas de massagem

Ventosaterapia, Liberação Miofascial, Massagem Tailandesa terapêutica, entre outras técnicas ajudam a melhorar a saúde do sono, pois favorecem a liberação de serotonina e melatonina. Além disso, as técnicas de massagem causam o relaxamento dos músculos, podendo ajudar a aliviar a dor e o desconforto, para que uma pessoa consiga dormir mais tranquilamente.

Resumindo

As técnicas de massagem apresentam muitos benefícios para o tratamento de pessoas que querem dormir melhor. Com efeitos diretos que podem ser percebidos logo na primeira sessão. A massagem é um tratamento natural contra os problemas que são as causas da insônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *