Os benefícios do Shiatsu para a saúde


Os benefícios do Shiatsu para a saúde

O Shiatsu é uma técnica de massoterapia criada no Japão, com base em massagens e técnicas oriundas principalmente da China. Ela é usada para ajudar na recuperação de dores musculares, redução do nível de estresse, prevenção de lesões, no relaxamento muscular entre outros benefícios, além de proporcionar o reequilíbrio energético da pessoa.

Pressão com os dedos

Resumidamente, Shiatsu significa “pressão com os dedos”. Então, a técnica busca estimular pontos de pressão do corpo humano que correspondem a pontos sensoriais – os mesmos utilizados pela acupuntura.

A massagem Shiatsu trabalha nos pontos de estagnação de energia que bloqueiam o fluxo energético, fazendo com que a energia circule livremente pelos meridianos, causando a redução de estresse mental e corporal.

Para a medicina oriental, o Shiatsu influencia diretamente no sistema circulatório, nervoso e imunológico.

Quando o Shiatsu é recomendável?

Quando você está cansado, querendo relaxar ou após a prática de atividades físicas, o seu corpo pede um cuidado.

Esta técnica é indicada para pessoas que sofrem com desconfortos decorrentes da postura inadequada no trabalho, pessoas com problemas de circulação sanguínea, que sofrem com dor no pescoço ou nos ombros, problemas de prisão de ventre, depressão, ansiedade , problemas respiratórios, entre outros.

Conforme a medicina oriental, o terapeuta pode auxiliar na harmonia do fluxo de energia de diversas partes do corpo apenas com as mãos, com a pressão dos dedos, desde que estimule os meridianos corretos.

O Shiatsu para doenças mentais e depressão

Esta técnica de massoterapia é indicada para pessoas com doenças mentais, toda e qualquer forma de depressão, ansiedade e neuroses. Os benefícios são percebidos a partir dos primeiros tratamentos já que promove a restauração da energia do indivíduo.

Confira aqui como é o comportamento das ondas cerebrais durante uma sessão de massagem clicando aqui.

Alívio de incômodo provenientes da má postura no trabalho

O Home office está cada vez mais comum. Como resultado, as pessoas estão trabalhando cada vez mais em posições desconfortáveis e inadequadas, gerando o aumento de incômodos na região cervical, lombar e antebraços principalmente. O Shiatsu oferece benefícios para estas pessoas, relaxando da musculatura e o equilíbrio da circulação energética, podendo resultar em alívio imediato, porém é fundamental adequar o seu posto de trabalho em casa para prevenir que os incômodos voltem a aparecer.

Como a massagem Shiatsu pode melhorar o meu desempenho nas minhas atividades físicas?
Não importa se você é um atleta ou não, todos podem se beneficiar do Shiatsu para melhorar suas performances.

O Shiatsu é muito importante para boa saúde do atleta, pois também serve para promover a recuperação de dores musculares e tratar e prevenir lesões, além de ajudar na redução do estresse muscular. Nas primeiras sessões já é possível sentir os benefícios de tratamentos que utilizam esta técnica.

A massagem Shiatsu pode melhorar a minha concentração?

Estudos apontam que esta técnica pode trazer benefícios para as pessoas com problemas de concentração e memória.

O Shiatsu ajuda na concentração, porque durante o período da massagem, o paciente coloca sua atenção nos pontos estimulados (conforme os meridianos) e nos efeitos recorrentes, como o relaxamento da região estimulada, e a diminuição dos pontos doloridos logo após o estímulo.

Outros pontos positivos da técnica

O Shiatsu é uma técnica bastante abrangente que consegue estimular todo o corpo, há muitos outros ganhos. Entre eles:

· Aliviar dor;

· Proporcionar a sensação de bem estar;

· Promover o melhor funcionamento dos organismo (intestino grosso, intestino delgado, vesícula biliar, baço, pâncreas, bexiga etc);

· Maior equilíbrio da mente e do corpo humano;

· Maior energia para as atividades do dia a dia;

· Etc.

As contraindicações do Shiatsu

O Shiatsu não é indicado para pessoas que sofrem de doenças infecciosas (como pneumonia), doenças contagiosas ou quando há suspeita de fratura.

Há contraindicações também para pessoas que têm carência de ferro e problemas dermatológicos severos.

Gestantes, pessoas com dores de cabeça, angina, infartos cardíacos recentes, problemas dermatológicos, câncer, pressão alta ou baixa, osteoporose, osteopenia, hérnias e trombose devem comunicar o massoterapeuta antes de iniciar a sessão de shiatsu, pois em alguns casos, a técnica pode não ser recomendável. Há outras técnicas de massagem que podem ser recomendadas.

Resumo

O Shiatsu traz inúmeros ganhos para o organismo – tanto para o corpo quanto para a mente. Melhorando a saúde e proporcionando a sensação de bem estar apenas com as mãos do terapeuta, ou seja, uma forma natural de estimular a recuperação de todos os aspectos do corpo e mente . É muito recomendável, porém há algumas contraindicações ou pontos de atenção para a pessoa em tratamento.

Você pode agendar uma massagem shiatsu agora mesmo. Basta clicar aqui e agendar uma sessão com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *